quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alimentos Transgênicos




Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.
Organismos Geneticamente Modificados: são os organismos que sofreram alteração no seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente.
Engenharia Genética: ciência responsável pela manipulação das informações contidas no código genético, que comanda todas as funções da célula. Esse código é retirado da célula viva e manipulado fora dela, modificando a sua estrutura (modificações genéticas).
Com o aprimoramento e desenvolvimento das técnicas de obtenção de organismos geneticamente modificados e o aumento da sua utilização, surgiram então, dois novos termos para o nosso vocabulário: biotecnologia e biossegurança.
Biotecnologia é o processo tecnológico que permite a utilização de material biológico para fins industriais.
A biossegurança é a ciência responsável por controlar e minimizar os riscos da utilização de diferentes tecnologias em laboratórios ou quando aplicadas ao meio ambiente.


Pontos positivos dos alimentos transgênicos :


  • Aumento da produção de alimentos;
  • Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutri-cênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);
  • Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento;
  • Plantações de vegetais transgênicos podem requerer menos quantidade de agrodefensivos, água e máquinas agrícolas, agredindo o meio ambiente de forma reduzida; 
  • Possibilidade de se desenvolver alimentos mais nutritivos, melhorando a saúde da população .
Pontos negativos dos alimentos transgênicos :

  • Aumento das reações alérgicas;
  • As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
  • Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;
  • Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas;
  • Existe a possibilidade destes alimentos diminuírem ou anularem o efeito de antibióticos no organismo .


Pecuária : Extensiva e Intensiva

Através da atividade pecuária, os seres humanos atendem à uma parte considerável de suas necessidades de proteínas (com uma pequena parte sendo satisfeita pela pesca e pela caça, além das proteínas presentes nos vegetais). Carne (bovina, bubalina, de aves etc), ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são exemplos de fibras usadas na indústria de vestimentas e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis. Alguns povos usam a força animal de bovídeos e equídeos para a realização de trabalho. Outros também usam o esterco seco (fezes secas) como combustível para o preparo de alimentos.

A Pecuária pode ser Subdivida de duas formas : Extensiva e a Intensiva .

Extensiva




A pecuária extensiva é tanto mais rentável quanto maior for o aproveitamento em pastoreio dos recursos alimentares. Sabendo a importância que a pastagem tem na maioria das explorações pecuárias, desenvolveu-se a gama EXTENSIVO FERTIPRADO (Prados Permanentes de Sequeiro), capazes de produzir de 3 a 6 vezes mais que as pastagens naturais.

Intensiva


A pecuária intensiva inicia desde a seleção das matrizes a serem inseminadas, com um busca incessante de melhoria genética, passando pelo manejo dos embriões. Uma vez obtida a fertilização e o posterior nascimento, vem a fase da alimentação, suplemantada, das vacinas e vermicinas, da alimentação nos cochos, com o mínimo de caminhada do novilho, seu acompanhamento diário de ganho de peso, até o abate. Hoje o mercado está muito exigente em termos de qualidade de carne, requerendo animais jovens, com teor de gordura controlado e com possibilidade de rasteamento, desde seu desmame até o ponto de venda. A pecuária extensiva, aquela praticado até os anos 80, está com seus dias de vida contados.A tecnologia já chegou, e veio pra ficar, nos médios e pequenos criadores brasileiros, uma vez que nos grandes de ha muito já vem sendo implementada.

Principais Produtos Agrícolas

O Brasil apresenta um número muito grande de produtos cultivados, tanto para a exportação como para o consumo interno. Alguns exemplos:

  • Cana de açúcar

Historicamente a cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a época da colonização. Do seu processo de industrialização obtém-se como produtos o açúcar nas suas mais variadas formas e tipos, o álcool (anidro e hidratado), o vinhoto e o bagaço.
Devido à grandeza dos números do setor sucroalcooleiro no Brasil, não se pode tratar a cana-de-açúcar, apenas como mais um produto, mas sim como o principal tipo de biomassa energética, base para todo o agronegócio sucroalcooleiro, representado por 350 indústrias de açúcar e álcool e 1.000.000 empregos diretos e indiretos em todo o Brasil.
O Brasil produziu e moeu na safra 1999/00, 300 milhões de toneladas de cana de açúcar, 381 milhões de sacas de 50 kg de açúcar e mais de 12 milhões de m3 de álcool anidro e hidratado.

  • Café
Apesar de esse produto não ser atualmente o mais importante na economia nacional, o Brasil ainda é o principal produtor e exportador mundial de café. Cerca de 70% do café que o Brasil produz é destinado ao mercado externo. Atualmente, o estado de Minas Gerais é o maior produtor, seguido do Espirito Santo e de São Paulo.
Na década de 1950, foi o principal produto da economia nacional, mas a crise fez com que outras atividades econômicas ganhassem força, e com isso, as exportações do café diminuíram. 

  • Soja
Atualmente, a soja é o que mais contribui com a balança comercial brasileira, atingindo cerca de 6,8% do total das exportações nacionais em 2006. O Brasil é o 2° maior produtor de soja.
Até a década de 1970, as lavouras se concentravam nos estados do Sul, mas depois se espalhou pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, além de parte do Nordeste.
As maiores produções acontecem na região Centro-Sul e atualmente as lavouras ocupam aproximadamente 35% das áreas cultivadas do país.

Concentração Fundiária e Conflitos no Campo

Estrutura fundiária 

A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontecem no campo.
A desigualdade estrutural fundiária brasileira é um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais. 
No caso específico do Brasil, uma grande parte das terras do país se encontra nas mãos de uma pequena parcela da população, essas pessoas são conhecidas como latifundiários. Já os minifundiários são proprietários de milhares de pequenas propriedades rurais espalhadas pelo país, algumas são tão pequenas que muitas vezes não conseguem produzir renda e a própria subsistência familiar suficiente.

Ligas camponesas


A origem das Ligas remonta às antigas Ligas Camponesas da década de 1930, originárias da ação do Partido Comunista do Brasil no campo.[carece de fontes] Com a ilegalidade do Partido Comunista esses embriões das ligas foram aos poucos dissolvidas.
Na década de 1950 houve uma refundação das Ligas Camponesas, com alcance em vários estados brasileiros.
Em 1954, formou-se no engenho Galiléia, na cidade de Vitória de Santo Antão, a Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco (SAPPP), com três fins específicos:
  • Auxiliar os camponeses com despesas funerárias — evitando que os falecidos fossem literalmente despejados em covas de indigentes ("caixão emprestado");
  • Prestar assistência médica, jurídica e educacional aos camponeses;
  • Formar uma cooperativa de crédito capaz de livrar aos poucos o camponês do domínio do latifundiário. 


Reforma Agrária


Reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. Deve vir acompanhada de políticas públicas que apoiem a produção e a comercialização dos bens, além de oferecer os serviços básicos necessários e de direito do cidadão. Ações :

  • A desconcentração e a democratização da estrutura fundiária;
  • A geração de ocupação e renda;
  • A interiorização dos serviços públicos básicos;
  • A democratização das estruturas de poder;
  • A promoção da cidadania e da justiça social.
MST ( Movimento dos Sem Terra )




O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária  que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.
Entre os objetivos do MST encontra-se o de desapropiar os latifúndios em posse das multinacionais e de todos aqueles que estiverem improdutivos, assim como a definição de uma área máxima para propriedade rural. O MST é contra projetos de colonização (como os realizados na Amazônia e que resultaram em fracasso) e defende a autonomia das tribos indígenas, sendo contra a revisão de suas terras.

FONTEShttp://www.infoescola.com  
               https://www.google.com.br/

Domínios Morfoclimáticos Brasileiros



                         Domínio Morfoclimático Amazônico

Amazônia, ampla região natural que se estende entre o maciço das guianas e o planalto brasileiro, e desde o Atlântico até os Andes, na América do sul, com uma superfície de 7 milhões km2 compartilhada pelo Brasil (em sua maior parte), Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Abrange os seguintes estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso.
Sua região equivale a 60% do território nacional.
A região amazônica é pouco povoada, tendo baixa densidade.
O domínio amazônico é formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por grande umidade, elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica.
Por ser muito densa e fechada, apresenta grande variedade de espécies, se caracterizando como uma floresta equatorial.
O clima amazônico é do tipo equatorial e subequatorial.
Acompanhando essa floresta há uma emaranhada rede de rios, que correm num relevo onde predominam terras baixas (planícies e baixos-planaltos). Os solos são, em geral, pouco férteis. Lá, se encontra a bacia amazônica, que é maior bacia hidrográfica do mundo.

                  Domínio Morfoclimático da Caatinga

O domínio da caatinga corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semi-árido. A caatinga, formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores, é a vegetação típica. É uma extensa região do nordeste brasileiro, que ocupa mais de 70% de sua área (11% do território brasileiro).
A Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.
Clima : Tropical semi-árido ; Médias térmicas elevadas – acima de 26º C ; Médias pluviométricas entre 800 e 300 mm ; Encontro de sistemas atmosféricos .
Hidrografia : Rios intermitentes (temporários) ; Exceção: rio são Francisco (o “Nilo brasileiro, rio dos currais e rio da unidade nacional) ; Nascentes no tropical típico .
Relevo : Planaltos (chapadas) e Depressões ; Planalto Nordestino => pediplanação . 

                   Domínio Morfoclimático do Cerrado


No Domínio do Cerrado predomina o Bioma (conjunto de ecossistemas) do Cerrado. Todavia, outros tipos de Biomas também estão ali representados, seja como tipos “dominados” ou “não predominantes” (caso das Matas Mesófilas de Interflúvio), seja como encraves (ilhas ou manchas de caatinga, por exemplo), ou penetrações de Florestas Galeria, de tipo amazônico ou atlântico, ao longo dos vales úmidos dos rios.
Clima : O clima predominante é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC.
Solo : os solos são geralmente profundos, azonados, de cor vermelha ou vermelha amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, por isto, intensamente lixiviados. Em sua textura predomina, em geral, a fração areia, vindo em seguida a argila e por último o silte , são predominantemente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos.
Vegetação : não possui uma fisionomia única em toda a sua extensão , é bastante diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões. 

Domínio Morfoclimático Mares de morro

Esse domínio acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do País , É assim chamado por causa de sua forma, oriunda da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas . Apresenta predominantemente clima tropical quente e úmido,caracterizado pela floresta latifoliada tropical, que, na encosta da Serra do Mar, é conhecida como Mata Atlântica , Encontram-se na região a floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira .  No litoral do Nordeste, encontra-se o solo de massapê, excelente para a prática agrícola, sendo historicamente ligado à monocultura latifundiária da cana-de-açúcar , Sofreu grande degradação em conseqüência da forte ocupação humana . Sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima úmido), com deslizamentos freqüentes e formação de voçorocas . 

Domínio Morfoclimático das Pradarias

Domínio representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha . Relevo baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias (campos) , A ocupação econômica desse domínio tem-se efetuado pela pecuária extensiva de corte, com gado tipo europeu , É formado por vegetações (herbáceas) rasteiras e gramíneas , O clima é o mesmo do Domínio das Araucárias. Na Europa e na Ásia, recebem o nome de “estepe”. Na América do Norte, são chamadas de “pradarias”. Na África do Sul, recebem o nome de “veld”. E, na América do Sul, recebem o nome de “pampa”.

Fauna: ratos do campo, raposas, búfalos, espécies de cabras, lebres, antilocapras, cães-da-pradaria .

Existem três tipos básicos de pradarias:


  •  Pradaria alta: nos locais mais úmidos e que apresentam gramíneas de até 2 metros de altura e raízes muito profundas;



  •  Pradaria mista: apresenta uma grande diversidade florística presente em solos altamente férteis;



  •  Pradaria baixa: que apresenta menor diversidade e gramíneas de pequeno porte.
Domínio Morfoclimático das Araucárias

Localização: Estados da Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste .
Características: Também é conhecida como Mata dos Pinhais , É encontrada principalmente em planaltos mais elevados. A cobertura vegetal é formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro , Dentre os animais que dependem da Floresta de Araucária estão os tucanos, beija-flores, saíras, gaturanos, sanhaço, jibóia, etc .
clima :  subtropical (verões quentes e invernos rigorosos) .
solo : são mais férteis que os das áreas tropicais o que explica a grande devastação sofrida por essa vegetação para o aproveitamento agrícola .